Materiais

Em 08 de março, Dia Internacional da Mulher, o Museu Republicano de Itu lança um material educativo com representações femininas para download em seu site.  Dessa vez o público será agraciado com o caderno “Brincando com acervo: Bonecas de papel”, que foi produzido pelo Setor Educativo da instituição a partir da programação especial de férias realizada durante o mês de janeiro deste ano.Entre as obras do acervo que serviram de inspiração para a composição do caderno, estão as telas “Caboclas no sertão do Tietê”, de Adrien Henri Vital van Emelen,” Dama de Porto Feliz com mucama” e “Mulheres do povo em Porto Feliz”, de 1826, ambas de Niccoló Petrilli. As três obras encontram-se na exposição “Viagens Fluviais: homens e canoas na rota das monções”, aberta ao público no museu.  Veja: caderno-boneca-de-papel (1)

 

Lançado no dia 22 de fevereiro, o site educativo “Cardápios e banquetes na coleção Washington Luís”, foi produzido a partir do acervo do próprio Museu Republicano de Itu. Educadores, estudantes e demais interessados podem acessar o site: https://sites.google.com/usp.br/cardapios-e-banquetes-mrci

 

.

O Site educativo Almeida Júnior é voltado para educadores e estudantes interessados em conhecer as obras do pintor e desenhista ituano José Ferraz de Almeida Júnior (1850-1899), que pertencem ao acervo do Museu Republicano  de Itu, extensão do Museu Paulista da Universidade de São Paulo. Almeida Júnior é considerado o mais importante pintor paulista do século 19, em especial por destacar em suas obras o regionalismo e a cultura caipira.
https://sites.google.com/usp.br/almeidajuniormrci
.


.
O site educativo Viagens fluviais em exposições (
https://sites.google.com/usp.br/viagensfluviais) destina-se a professores que planejem visitar com seus alunos a exposição Viagens fluviais: homens e canoas na rota das monções, em exibição no Museu Republicano de Itu. O site conta com material educativo, indicações bibliográficas disponíveis on-line, fotografias e maquetes eletrônicas sobre exposições antigas dedicadas às monções, montadas no Museu Paulista, e uma galeria de telas e objetos que estiveram – e estão – em exibição nas salas do Museu Paulista e do Museu Republicano.
.


 

O quebra cabeça educativo sobre a tela Salto de Itu, piquenique da família do Dr. Elias Antonio Pacheco e Chaves, de José Ferraz de Almeida Júnior, destina-se ao público que tenha interesse em conhecer de forma lúdica os detalhes de uma das obras do grande pintor ituano que faz parte do acervo do Museu Republicano de Itu. Com a sua família ou sozinho, faça o download no link https://bityli.com/aLXcE, leia as instruções e aproveite!

.

.

A azulejaria que ornamenta o interior do Museu Republicano foi concebida como uma sequência de imagens narrativas de momentos importantes da história de Itu. Vão desde a sua fundação, em 1610, até a reunião do Partido Republicano, em 18 de abril de 1873, que ficou conhecida como Convenção de Itu, realizada na casa que abriga o Museu. Pode-se entender essa azulejaria como um projeto vinculado, de um lado, a uma tradição historicista que ainda vigorava na azulejaria em Portugal até os anos 1940 e, de outro lado, ao movimento neocolonial que se afirmava na arquitetura brasileira, especialmente em São
Paulo, pela retomada de características da arquitetura considerada mais típica do país. Clique aqui para ver o material.

.

 

 

Museu Republicano de Itu

Rua Barão de Itaim, 67

Centro Histórico

Estância Turística de Itu

CEP 13300-160

Centro de Estudos

Rua Barão de Itaim, 140

Centro Histórico

Estância Turística de Itu

CEP 13300-160

Contatos

Tel.: (11) 4023-0240

(11) 4023-2525

E-mail: mrci@usp.br

Accessibility