Educativo

Foto: Divulgação/MRI

O atendimento ao público no Museu Republicano de Itu ocorre desde sua inauguração em 18 de abril de 1923. Ao longo dos anos, o Museu Republicano realizou uma série de ações e atividades com intuito de aprofundar a relação público-museu. Contudo, foi a partir de 2006 que os atendimentos aos visitantes do museu foram estruturados em programas educativos.

Submetido diretamente à supervisão do Museu Republicano, o Serviço Educativo coaduna as premissas estabelecidas pelos regimentos e planos diretores do Museu Paulista, mas buscou estruturar-se a partir de seu território e da relação com as comunidades local e regional, já construída desde sua abertura ao público.

Articulado com as demais áreas curatoriais do museu e das pesquisas da Universidade de São Paulo, o Serviço Educativo estabelece relação com o público a partir das seguintes linhas de atuação: Programação de Férias, Estudos de Públicos, Programa de Orientação para Educadores, Programa de Visitas Orientadas, Programa de Acessibilidade, Programa “Debaixo do Pé de Pitanga”. Este último, criado em 2014, tem o intuito de propiciar uma série de atividades relacionadas ao “saber-fazer”, contação de histórias e memórias, que dialogam com os acervos e exposições, mas, sobretudo, que considera o visitante como sujeito participante no espaço do museu.

Além disso, organiza projetos de pesquisa e de curadoria educativa por meio do desenvolvimento de pesquisas de cunho educativo nos acervos do Museu Republicano e junto à comunidade, cujo objetivo consiste em compreender a relação do museu e sociedade e fomentá-la de forma inclusiva e democrática. Tais iniciativas já possibilitaram o desenvolvimento de materiais educativos e de exposições temporárias.

Contato: edu.mrci@usp.br ou pelo telefone (11) 4023-0240, menu 3.

Clique nas setas laterais para ver as imagens