Iconografia

O acervo iconográfico do Museu Republicano de Itu conta com mais de 10 mil peças de iconografia, distribuídas em mais de cinquenta diferentes coleções. É composto por mapas, plantas, contatos, gravuras, negativos e, em sua grande maioria, por coleções fotográficas, que datam a partir do final do século XIX. Por sua extensão e relevância destacam-se as coleções de dois presidentes da República: Prudente de Moraes e Washington Luís, além do acervo do Museu Republicano e o conjunto de imagens da cidade de Itu, divididos em pequenas coleções.

As coleções estão disponíveis para consulta local e, na medida em que a documentação está sendo organizada, são criados e disponibilizados instrumentos de pesquisa como guias, índices e catálogos. O acervo está em processo de digitalização para inserção no banco de imagens institucional, seguindo os critérios e padrões do Museu Paulista.

As pesquisas no acervo podem ser realizadas presencialmente, com agendamento prévio, ou através de atendimento virtual, no caso de acervo digitalizado.

O atendimento é de segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 17h.

Contato: giovanna@usp.br ou pelo telefone (11) 4023-2525, menu 2.