Edifício histórico

Foto: Arquivo/USP Imagens

O Museu Republicano de Itu é uma instituição científica, cultural e educacional, especializada no campo da História e da Cultura Material da sociedade brasileira, com ênfase no período entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX, tendo como núcleo central de estudos o período de configuração do regime republicano no Brasil. Além do movimento republicano e da primeira fase da República brasileira, trata também da história de Itu e região, com ênfase no século 19, destacando artistas ituanos desse período.

Desde a sua criação é uma extensão do Museu Paulista no interior do Estado de São Paulo. Foi inaugurado em 18 de abril de 1923, data exata do cinquentenário da Convenção de Itu, pela Lei nº 1.856, de 29 de dezembro de 1921, como extensão do Museu Paulista da Universidade de São Paulo. Exerce atividades de pesquisa, ensino e extensão, abordando prioritariamente três linhas de investigação condizentes com o patrimônio histórico e cultural que abriga: Cotidiano e Sociedade, Universo do Trabalho, História do Imaginário.

Foto: Arquivo/USP Imagens

O sobrado histórico onde está instalado é o local em que se realizou, em 18 de abril de 1873, a Convenção Republicana de Itu, uma reunião de políticos e proprietários de fazendas de café para discutir as circunstâncias do país, marco originário da campanha republicana e da fundação do Partido Republicano Paulista.

O edifício – erguido nas décadas iniciais do século XIX e que se tornou residência da família Almeida Prado – passou por uma grande reforma em 1867, datando desse momento sua fachada azulejada. A azulejaria interna foi criada e instalada no Saguão de Entrada do Museu nos anos 1940, com cenas representadas em seus painéis formando uma narrativa da história de Itu entrelaçada a momentos-chave da história nacional.

Localizado em memorial nacional, o Museu não se restringe a expor acervos de diferentes tipologias – objetos, pinturas e registros textuais. Ao contrário, tal como o Museu Paulista, o Museu Republicano tem por meta o questionamento da formação histórica e cultural brasileira. Assim, procura explorar os ricos acervos que conserva estudando-os e divulgando esses conhecimentos por meio de publicações, cursos, reuniões científicas, oficinas e atendimentos a públicos diversificados, como pesquisadores nacionais e estrangeiros, professores, educadores e estudantes de diferentes níveis. Oferece desse modo educação informal e formação acadêmica complementar, ao mesmo tempo em que, seguindo parâmetros da USP, promove o conhecimento científico do patrimônio sob sua guarda.

O Museu Republicano, atualmente, possui três imóveis na cidade de Itu:

Museu de História

Localizado em sobrado do século XIX, aberto a visitação desde fevereiro de 2010;

Localizado em imóvel conhecido como Casa do Barão, na mesma rua em que está o Museu, e que abriga a Biblioteca, a área administrativa e a área científica e de curadoria da instituição;

Aberto de segunda à sexta das 8h às 17 horas e, aos finais de semana, das 10h às 17h.

É obrigatório o uso de máscaras.

Realização de pesquisas mediante agendamento.

Casa da USP

O imóvel conhecido como Casa da USP,  onde foram alojadas atividades de conservação e restauração dos acervos.

Azulejos na entrada do Museu Republicano de Itu – Foto: Arquivo/USP Imagens

Jardim do Museu Republicano de Itu – Foto: Arquivo/USP Imagens