Conservação

A Conservação do Museu Republicano de Itu é responsável pela preservação e conservação do acervo exposto e em reservas técnicas por meio de um conjunto de procedimentos diários visando sua integridade física e histórica, aumentando sua vida útil e diminuindo riscos de degradação.

Entre as atividades desenvolvidas, destacam-se:

• Vistorias e higienizações das áreas expositivas e reservas técnicas.
  • Gerenciamento e monitoramento do controle de umidade, temperatura e pragas nas reservas técnicas e salas expositivas.
  • Elaboração de planos de trabalho rotineiros de conservação preventiva de acervo a ser exposto interna e externamente (empréstimo) e reservas.
  • Acompanhamento na montagem de exposições.
  • Preparação do acervo a ser exposto e dos materiais a serem utilizados (vitrines, armários e etc.) para o acondicionamento acervo.
  • Planejamento espacial para acondicionamento de acervo dentro das reservas técnicas.
  • Acompanhamento dos trabalhos de dedetização das dependências dos imóveis do Museu Republicano de Itu.
  • Planejamento de aquisição de produtos para uso nos trabalhos de higienização e conservação de acervos.
  • Elaboração e confecção de acondicionamentos para diminuir a deterioração do acervo.

Contato: mastein@usp.br ou pelo telefone (11) 4023-2525, ramal 231011.