Livros e exposição abordam os acervos e a trajetória do Museu Republicano

Professora Maria Aparecida de Menezes Borrego, supervisora técnico-científica do Museu Republicano de Itu e autores no Centro de Estudos do Museu Republicano de Itu – Foto: Arquivo MRI/MP-USP
No último sábado (24/02), no auditório do Centro de Estudos do Museu, a Edusp e o Museu Paulista lançaram  duas publicações: “A Formação do Museu Republicano ‘Convenção de Itu’ (1921-1946)”, de Mariana Esteves Martins, e “Museu Republicano ‘Convenção de Itu’: 100 Anos em 100 Objetos”, organizado pela supervisora do Museu, Maria Aparecida Menezes Borrego.
Prof. Dr. Amâncio Jorge de Oliveira (vice-diretor do Museu Paulista) e Profa. Dra. Maria Aparecida de Menezes Borrego, supervisora técnico-científica do Museu Republicano de Itu – Foto: Arquivo MRI/MP-USP
No mesmo dia,  ocorreu a inauguração da exposição “Transformações do edifício do Museu Republicano de Itu”, localizada no edifício histórico, que apresenta as mudanças e reformas arquitetônicas pelas quais o edifício passou ao longo dos séculos 19, 20 e 21. Nesta nova mostra de longa duração, os visitantes poderão conferir estas mudanças por meio de uma linha do tempo, que contará com diversas imagens guardadas no acervo e  desconhecidas do público.Outro diferencial é a acessibilidade da exposição, que contará com audiodescrição em QRcodes e peças táteis, como a reprodução da encantadora fachada do Museu e dos azulejos que a compõem.
Não perca a oportunidade de adquirir as obras e visitar a exposição! Acesse o site da Edusp para conferir as publicações  (http://www.edusp.com.br).
Para maiores informações sobre a exposição, entre em contato via e-mail edu.mrci@usp.br.