Coleção Heloísa de Almeida Prado – exposição virtual

Fazenda Água Branca, em Itu, propriedade de João de Almeida Prado, avó paterno de Heloisa – Foto: Coleção Heloisa de Almeida Prado

A Coleção Fotográfica Heloisa de Almeida Prado é formada por um álbum de fotografias dos familiares e das fazendas de café em Itu e Jundiaí que pertenceram a
Heloisa de Almeida Prado. Trata-se de aspectos da vida privada de uma importante profissional da área da biblioteconomia brasileira.

Heloisa formou-se em biblioteconomia em São Paulo, no então Instituto e atualmente Universidade Mackenzie, onde foi diretora da Biblioteca “George Alexander”.

Também lecionou a disciplina de Organização na Escola de Biblioteconomia da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, bem como o de Biblioteconomia, Arquivística e Didática na Escola de Comércio do referido Instituto Mackenzie. Heloisa fez parte do quadro de sócia fundadora da Associação Paulista de Bibliotecários. Dentre suas obras publicadas na área de biblioteconomia, destaca-se a “Tabela PHA”.

O álbum é composto por 40 fotografias em preto ebranco produzidas por fotógrafos amadores dediversos estúdios e laboratórios no Brasil e empaíses estrangeiros, como Verney/SP, Atelier Rizzo, Freitas & Castilho, Gaensly, F. Egner, Union Postale, M. Rosenfeld, Tarjeta Postal, João Pompe, Postkarte-Carte Postale, Union Postale Universelle,
GANZ, Photografia do Lopes/Rio de Janeiro – Rua do Hospício nº 104, Labor. da Fotoptica, Leonar. Em de Itu, destacam-se as produções nos estúdios:Foto Moderna, Foto Eufêmio, Foto Egner e Foto Sétimo Catherine.

No álbum, Heloisa fez o registro a próprio punho dos nomes das pessoas e lugares presentes nas fotografias, evocando a importância destes na costura de suas lembranças. São, portanto, as fotografias dos pais, irmãos, tios, primos e avós que são apresentados como depoimento da sua história.

Heloisa de Almeida Prado faleceu em 18 de dezembro de 1989, aos 77 anos de idade.

A coleção fotográfica foi doada ao Museu Republicano em 1993, na gestão e direção do Prof. Ulpiano Toledo Bezerra de Meneses por Maria Elvira Moura Siqueira.

Esta coleção foi apresentada ao público em exposição no Museu Republicano entre setembro e dezembro de 2011

Curadoria: Aline Antunes Zanatta

Educativo do Museu Republicano da USP