
lavagem química do papel fotográfico – Foto: Acervo família Katahira
.
O Museu Republicano de Itu apresenta uma extensa programação de férias durante o mês de julho. As atividades foram inspiradas na exposição em cartaz Foto Katahira: uma família nikkei no interior paulista, e contemplam oficinas, mediações educativas e contação de histórias voltadas para públicos diversos, incluindo crianças, educadores e famílias.
Um dos destaques da programação é a oficina “Acessibilizando fotografias”, que será realizada no dia 23 de julho, das 14h às 17h, com os especialistas Renan Nakano e Alexander Gimenes. Voltada para professores e profissionais da educação, a oficina propõe a criação de estratégias para tornar acervos fotográficos mais acessíveis, com enfoque em práticas inclusivas. Durante a atividade, os participantes irão desenvolver propostas de acessibilidade aplicadas às imagens da exposição Foto Katahira.
Com entrada gratuita, a programação acontece entre os dias 5 e 27 de julho, sempre no Museu Republicano de Itu, localizado no centro histórico da cidade.
Confira a programação completa!
MEDIAÇÕES EDUCATIVAS | Exposição Foto Katahira: uma família nikkei no interior paulista
05, 06, 12, 13 e 20/07
10h e 14h
Duração: 40 minutos
Classificação livre
Com visitas mediadas à exposição Foto Katahira
OFICINA | Construção de Câmara Escura com materiais reciclados
A oficina propõe a construção de uma câmara escura – um dispositivo que possibilita a produção de fotografias – por meio da utilização de materiais reciclados.
Quarta-feira, 10/07
13h30
Duração: 2 horas
Classificação: a partir de 7 anos
CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COM ORIGAMI | Uma família nikkei no interior paulista
A atividade combina narrativa oral e dobraduras de papel, aproximando o público da história da imigração japonesa no interior paulista.
Sábado, 19/07
10h
Duração: 30 minutos
Classificação livre
OFICINA | Acessibilizando fotografias, com Renan Nakano e Alexander Gimenes
A oficina prática apresenta estratégias para tornar acervos fotográficos mais acessíveis, com enfoque em práticas inclusivas.
Quarta-feira, 23/07
14h às 17h
Duração: 3 horas
Público-alvo: educadores
OFICINA | Álbum de colagem – Foto Katahira: uma família nikkei no interior paulista
Inspirada nos álbuns de família da exposição, a atividade propõe a criação de narrativas visuais por meio da colagem.
Sábado, 26/7 e domingo, 27/07
10h e 14h
Duração: 40 minutos
Classificação livre
SERVIÇO
Programação educativa de férias de julho do Museu Republicano
De 5 a 27 de julho de 2025
Entrada gratuita
Crianças devem estar acompanhadas de um responsável
Museu Republicano Convenção de Itu
Endereço: Rua Barão de Itaim, 67, Centro Histórico – Estância Turística de Itu Funcionamento: Aberto de terça a domingo, das 10h às 17 horas
Inscrições: e-mail (edu.mrci@usp.br) ou telefone (11) 4023-0240, menu 3
Sobre o Museu Republicano de Itu
O Museu Republicano de Itu é uma instituição científica, cultural e educacional, especializada no campo da História e da Cultura Material da sociedade brasileira. Com ênfase no período entre a segunda metade do século 19 e a primeira metade do século 20, tem como núcleo central de estudos o período de configuração do regime republicano no Brasil. Além do movimento republicano e da primeira fase da República brasileira, trata também da história de Itu e região, com ênfase no século 19, destacando artistas ituanos desse período. Foi inaugurado em 18 de abril de 1923, data exata do cinquentenário da Convenção de Itu, como extensão do Museu Paulista da Universidade de São Paulo. Exerce atividades de pesquisa, ensino e extensão, abordando prioritariamente três linhas de investigação condizentes com o patrimônio histórico e cultural que abriga: Cotidiano e Sociedade, Universo do Trabalho, História do Imaginário.