Tema de hoje: #MuseumWeek2024, #InteligênciaArtificialMW,

Em alusão ao tema de hoje da #MuseumWeek2024, #InteligênciaArtificialMW, trazemos uma parceria realizada em 2017 entre o Museu Paulista e o Departamento de Engenharia Naval da Escola Politécnica da USP para estudar o beque de proa de uma embarcação que se encontra em exposição no Museu Republicano, atrelando de forma positiva cultura e tecnologia!
Visando conhecer as dimensões originais, capacidade de carga e características de navegabilidade do material que se assemelhava às embarcações utilizadas nas expedições fluviais conhecidas como ‘monções’, realizadas entre Porto Feliz e Cuiabá durante os séculos 18 e 19, foram realizados procedimentos de reconstrução digital da peça.
A fotogrametria de curto alcance foi a técnica de metrologia óptica utilizada para obtenção de uma nuvem de coordenadas espaciais, aliada à comparação com documentos escritos e iconográficos do século 19. A manipulação digital dos softwares CAD (Computer Aided Design) e CAE (Computer Aided Engineering) possibilitaram um modelo digital 3D de alta fidelidade da canoa.
Venha visitar o Museu Republicano e conhecer o beque de proa de canoão disponível na exposição “Viagens Fluviais: Homens e Canoas na Rota das Monções”.