#tbt do museu: “Irmandades negras e(m) museus”

O evento “Irmandades negras e(m) museus” foi realizado pelo Museu Paulista nos dias 17 e 18 de novembro em suas duas sedes expositivas (Museu do Ipiranga e Museu Republicano de Itu), que receberam uma programação sobre as práticas museais e acervos relacionados às irmandades afrocatólicas presentes nas instituições culturais.

Organizado pela Profa. Aline Montenegro Magalhães, contou com a parceria da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de São Paulo e com o apoio do Observatório Negro dos Museus e da Museologia. No Museu Republicano de Itu, no dia 18, o encontro teve o apoio da União Negra Ituana (UNEI) e da Irmandade de São Benedito, e contou com a roda de conversa “Irmandades Negras de Itu: histórias, memórias e(m) museus”; o depoimento de Benedito Sampaio, da UNEI e da Irmandade São Benedito; e o roteiro de visitas “Igreja de São Benedito, museu da irmandade e Itu Negra”.

ntegrantes da mesa “Irmandades Negras de Itu: histórias, memórias e(m) museus”. Da esquerda para direita: Anicleide Zequini, Rafael Barbi, Aline Zanatta, Laura Onuki eSelma Regina Dias. Foto: Maria Aparecida de Menezes Borrego MRI-MP/USP