Exposição “Cores Nyotas em Itu”

Visitante com turbante a partir de oficina realizada na exposição “Cores Nyotas” inaugurada no último sábado (25) no Museu Republicano de Itu. Foto: Adilson Fernando Pedroso MRI-MP/USP

A exposição “Cores Nyotas”, aberta no último sábado (25), é uma parceria do Grupo de Mulheres Negras NYOTAS com a fotógrafa Pola Fernandez. O trabalho propõe a reflexão sobre a formação das identidades e memórias ancestrais do Grupo por meio de retratos das integrantes envoltas em Chita.

Visitantes na abertura da exposição “Cores Nyotas”, que segue aberta até abril de 2024. Foto: Jean Gomes de Souza.
Na abertura, estiveram presentes alunos do curso de História da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP), convidados e público espontâneo. Após a abertura, com falas das integrantes do grupo, da fotógrafa e da supervisora do Museu, Profª. Drª. Maria Aparecida de Menezes Borrego, os visitantes também puderam participar da oficina de turbantes oferecidas pelo grupo Nyotas.
Memórias ancestrais a partir de retratos fotográficos e da utilização do tecido Chita como recurso estético e narrativo – Foto: Divulgação MRI-MP/USP