Especial: Eventos da Semana da República no Museu Republicano de Itu

Apresentação do CORALUSP 12 em Ponto no Centro de Estudos do Museu Republicano de Itu. Foto: Adilson Fernando Pedroso MRI – MP/USP.

Dia 11 de Novembro

Para abrir a Semana da República no centenário do Museu Republicano Convenção de Itu, o Centro de Estudos do Museu foi um palco do espetáculo musical com a apresentação do CORALUSP 12 em Ponto. Sob a regência do maestro Eduardo Fernandes, o coral apresentou o projeto “6 X 80,” que celebra os 80 anos, completados em 2022, dos cantores e compositores Caetano Veloso, Gilberto Gil, Jorge Ben Jor, Milton Nascimento, Paulinho da Viola e Tim Maia.

Com a direção cênica de Reynaldo Puebla e a assistência de Ana Abe, o espetáculo foi uma oportunidade para o público apreciar algumas das clássicas composições da música popular brasileira interpretadas com o talento e a técnica que caracterizam o coral.
Apresentaçãodo CORALUSP 12 em Ponto e a direção cênica de Reynaldo Puebla, com a assistência de Ana Abe, no Centro de Estudos do Museu Repúblicano – Foto: Adilson Fernando Pedroso MRI – MP/USP.

.Dia 15 de novembro

No feriado da Proclamação da República, o Museu Republicano de Itu recebeu dois eventos especiais.

Apresentação da Orquestra de Viola Ituana no Centro de Estudos do Museu Republicano de Itu – Foto: Priscila Nery MRI-MP/USP
A Orquestra Ituana de Viola Caipira, formada por um conjunto de violas de quatro afinações diferentes,  apresentou um repertório composto por música raiz, clássicos sertanejos e folclóricos. As canções natalinas foram ouvidas no Museu para a abertura da “18º Exposição de Presépios do Espaço Fábrica São Luís”, que contou com uma amostra da coleção de Maria Sofia Vidigal Pacheco e Silva, composta por diversas montagens confeccionadas com os mais variados materiais.
Presépio integrante da 18º Exposição de Presépios do Espaço Fábrica São Luís, que ocupa uma sala do Museu Republicano de Itu – Foto: Priscila Nery MRI – MP/USP
A mostra, realizada desde 2004 no Espaço Fábrica São Luis, tem nesta edição a parceria inédita com o Museu Republicano, com ocupação de uma sala no edifício histórico do museu, localizado na rua Barão de Itaim, 67, Centro, Itu.
Professora Maria Aparecida de Menezes Borrego, supervisora técnico-científica do Museu Republicano de Itu – Foto: Priscila Nery MRI – MP/USP.
Veja a seguir mais  imagens na galeria de fotos:
Orquestra Ituana de Viola Caipira no Centro do Museu Republicano de Itu - Foto: Priscila Nery MRI-MP/USP
“18º Exposição de Presépios do Espaço Fábrica São Luís" no Museu Republicano de Itu - Foto: Priscila Nery MRI-MP/USP
Apresentação do CORALUSP 12 em Ponto no Centro de Estudos do Museu Republicano de Itu. Foto: Adilson Fernando Pedroso MRI - MP/USP