
.
Durante o mês de julho, o Museu Republicano vai oferecer uma série de atividades para crianças e bebês acompanhados de seus responsáveis, totalmente gratuitas. Inspiradas em seu acervo, o público vai poder participar de oficinas de pintura e de bordado, mediações educativas, jogos e até mesmo piquenique.
No dia 07, das 14h às 17h, a partir do conceito de “objeto gerador”, os visitantes serão estimulados a sentir e a descrever os objetos que estão tocando sem vê-los. Os objetos colocados no interior da caixa pertencem ao Kit Tátil do Museu Republicano e serão disponibilizados para manuseio das crianças. Neste dia, as crianças também poderão realizar pinturas com técnica de aquarela a partir das obras de Miguelzinho Dutra, artista do século 19, que fazem parte do acervo da instituição.
Em comemoração aos 100 anos do Museu Republicano, também integra a programação de férias uma mediação educativa com jogos sobre a criação do museu e seus acervos. Dirigida ao público espontâneo, essa atividade será realizada nos dias 8, 22 e 29 de julho: das 10h às 12h e das 14h às 17h.
Já no dia 14, das 14h às 17h, a atividade será inspirada na exposição “Viagem antiga pelo rio Tietê: o pouso e os alimentos”, que relembra as monções dos séculos 18 e 19. Nessa oficina, as crianças vão poder conhecer alguns aspectos do cotidiano dessas expedições fluviais sobre o pouso e a alimentação das tripulações a partir da leitura das telas de Oscar Pereira da Silva e Aurélio Zimmerman, e de exercícios sensoriais e de degustação.
No dia seguinte, às 10h, a programação segue com a realização de um piquenique no Jardim do Museu Republicano, dirigido especialmente aos bebês. Essa ação tem como inspiração a obra “Piquenique da família do dr. Elias Prado”, assinada pelo artista José Ferraz de Almeida Junior. Neste caso, a partir de recursos sensoriais, os bebês serão estimulados à construção de uma paisagem didática. “Esta será a primeira atividade do Serviço Educativo do museu direcionada aos bebês. Esperamos que tais ações passem a integrar os nossos programas educativos”, explica a educadora Aline Zanatta.
Por fim, Miguelzinho Dutra também terá suas obras como referência numa oficina de bordados, no dia 19, das 14h às 17h. E, no dia 24, a atividade será a respeito da escavação arqueológica e dos artefatos encontrados durante a reforma estrutural do Jardim do Museu, realizada em 2007, que revelaram os aspectos da vida cotidiana dos antigos moradores do sobrado onde funciona o Museu.
Para participar das atividades é preciso se inscrever. Para isso, basta entrar em contato com o Serviço Educativo da instituição enviando mensagem por e-mail (edu.mrci@usp.br), ou por telefone (11 4023-0240, menu 3).
Confira abaixo a programação:
Data: 7 de julho – das 14h às 17h – Oficinas para crianças
Descobrindo os objetos
Aquarelando Miguelzinho Dutra
Data: 14 de julho – das 14h às 17h – Oficina para crianças
Viagem antiga pelo rio Tietê: o pouso e os alimentos
Data: 15 de julho – 10h às 11h – Oficina para bebês.
A paisagem do meu piquenique

Data: 19 de julho – 14h às 17h – Oficina para crianças
Miguelzinho Bordado

Data: 26 de julho – 14h às 17h – Oficina para crianças
Jardim Quatro Estações

Datas: 8, 22, 29 de julho – das 10h às 12h e das 14h às 17h. Público: espontâneo (qualquer idade)
Mediação educativa: Memórias do Museu
