No ano do seu centenário, Museu Republicano tem programação cheia de novidades 

 

Carlos Vasconcellos de Almeida Prado e sua família, em foto do ano de 1.886 (Doação da Sra. Helena Marina Penteado de Rezende da Silva Telles). No ano da Convenção Republicana o sobrado ainda pertencia a Carlos Vasconcellos de Almeida Prado e sua esposa Acervo Museu Republicano Convenção de Itu/MP/USP

.

Em abril deste ano, o Museu Republicano de Itu vai comemorar 100 anos de inauguração. As atividades dos festejos estão em fase de organização, mas a supervisora da instituição, Profa. Dra. Maria Aparecida de Menezes Borrego, já adianta que ao longo de 2023, o Museu terá muitas atividades e novidades programadas para o público.  

“Já para o mês de fevereiro, organizado pelos professores Luis Roberto de Francisco e Leonardo Silveira, teremos o lançamento de um livro de crônicas do historiador e jornalista ituano Francisco Nardy, que foi um colaborador de jornais como o Estado de S. Paulo, entre os anos de 1935 e 1958, Correio Paulistano, A Gazeta e Folha de Itu, entre outros veículos”, afirma a supervisora. 

Para os meses seguintes, ela revela que haverá ainda a implantação do recurso tecnológico Timelinefy no site do Museu, realização de novas exposições, digitalização de fotografias do acervo, apresentações do Coral da Universidade de São Paulo (Coralusp), participação da instituição no evento nacional Semana do Museu, entre outras iniciativas. 

“Para o mês do centenário, o que já podemos adiantar é que haverá o lançamento de um livro especialmente dedicado ao Museu, com a participação dos autores convidados para uma mesa redonda, além da restauração das dez primeiras telas dos Convencionais, que integraram a exposição de abertura da instituição, no ano de 1923”, revela a Profa. Dra. Maria Aparecida de Menezes Borrego.   

 

Washington Luís, e a sua direita, Luis G. Bicudo (Prefeito Municipal de Itu), 1923- Acervo Museu Republicano Convenção de Itu/MP/USP

.

História do Museu Republicano

O Museu Republicano “Convenção de Itu” foi inaugurado pelo Presidente do Estado de São Paulo, Washington Luis Pereira de Sousa, a 18 de abril de 1923 e desde então subordinou-se administrativamente ao Museu Paulista que, em 1934, tornou-se Instituto complementar da recém-criada Universidade de São Paulo e a ela se integrou em 1963. 

É uma instituição científica, cultural e educacional, especializada no campo da História e da Cultura Material da sociedade brasileira, com ênfase no período entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX, tendo como núcleo central de estudos o período de configuração do regime republicano no Brasil. 

Encontra-se instalado em sobrado histórico em Itu, erguido nas décadas iniciais do século XIX, e que se tornou residência da família Almeida Prado. Foi nesse local que se realizou, em 18 de abril de 1873, uma reunião de políticos e proprietários de fazendas de café para discutir as circunstâncias do país e que, posteriormente, se transformou na famosa Convenção Republicana de Itu, marco originário da campanha republicana e da fundação do Partido Republicano Paulista.

Fotos e edição: Priscila Nery

Museu Republicano de Itu

Rua Barão de Itaim, 67

Centro Histórico

Estância Turística de Itu

CEP 13300-160

Centro de Estudos

Rua Barão de Itaim, 140

Centro Histórico

Estância Turística de Itu

CEP 13300-160

Contatos

Tel.: (11) 4023-0240

(11) 4023-2525

E-mail: mrci@usp.br

Accessibility