Em novembro, quando se comemora o mês da consciência negra no Brasil, o Museu Republicano de Itu vai oferecer o curso “Presença afrodiaspórica em museus de história”, que analisará as formas de tratamento e abordagem da história afro-brasileira nos acervos e nas exposições de museus brasileiros. Gratuito, será realizado no dia 5 de novembro, das 9h às 17, no Centro de Estudos do Museu Republicano (Rua Barão de Itaim, nº 140, Centro de Itu).
De acordo com a Profa. Dra. Aline Montenegro Magalhães, ministrante do curso, “além de discutir estudos e diagnósticos, o curso propõe um debate sobre como uma abordagem crítica e decolonial, inspirada por autores como Lélia Gonzalez, Achille Mbembe, Grada Kilomba, entre outros, pode lançar bases para a escrita de outras histórias a partir de pesquisas e ressignificação de objetos”.
Ela conta que o curso será iniciado com uma conversa sobre como o racismo estrutural é perceptível no nosso cotidiano e depois avançará sobre como os impasses para a construção da identidade nacional foram marcados pelo não reconhecimento dos negros como parte da nação. “Vamos refletir como estas questões foram tratadas tanto pelos museus como pelos discursos científicos”, explica a supervisora do Museu Republicano, Profa. Dra. Maria Aparecida de Menezes Borrego
As inscrições serão abertas no próximo dia 15 de outubro, por meio do site Sistema Apolo/USP, pelo link https://portalservicos.usp.br/
Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com o Museu Republicano por telefone 011 – 4023.0240 | opção 3 ou encaminhar mensagem para o e-mail edu.mrci@usp.br.