Coordenação:
Profa. Dra. Maria Aparecida de Menezes Borrego – Mestre e doutora em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo e pós-doutora em História Social pelo Museu Paulista da Universidade de São Paulo. Autora de A teia mercantil: negócios e poderes em São Paulo colonial (São Paulo: Alameda/Fapesp, 2010), Códigos e práticas: o processo de constituição urbana de Vila Rica colonial (São Paulo: Annablume/Fapesp, 2004) e co-autora de Museu Paulista e as memórias das narrativas de Aimé-Adrien Taunay e Hercule Florence. Atua como docente do Departamento de Acervo e Curadoria do Museu Paulista – USP e do Programa de Pós-graduação em História Social da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – USP; supervisora técnico-científica do Museu Republicano Convenção de Itu e co-editora do periódico Anais do Museu Paulista. História e Cultura Material.
Ministrantes:
Prof. Dr. Carlos Lima Junior – Doutor em Estética e História da Arte pelo Museu de Arte Contemporânea da USP com estágio de pesquisa pela Université de Bourgogne (França). Pesquisador de pós-doutorado pelo Departamento de História da Unicamp, com financiamento da FAPESP. Docente do curso de Especialização em Museologia, Cultura e Educação da PUC SP.
Prof. Dr. Marcelo Cardoso de Paiva – Professor e historiador formado pela FFLCH-USP e doutor em história e fundamentos da arquitetura e do urbanismo pela FAU-USP, com estágio de pesquisa na Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne. Foi assistente de curadoria da exposição Para entender o Museu, no projeto Novo Museu do Ipiranga e curador da exposição virtual de cartões postais do Museu Paulista no Tainacan.
Prof. Me. Eduardo Polidori – Historiador e museólogo. Assistente de pesquisa e curadoria das exposições Uma história do Brasil, Passados imaginados e Memórias da Independência do Museu Paulista da Universidade de São Paulo (2020-2022). Bacharel (2013) e licenciado em História (2014) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e mestre em Museologia (2018) pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia da USP, com financiamento da FAPESP.
Prof. Me. Nathan Gomes – Historiador da arte, pesquisador e curador. É bacharel em história da arte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2019) e mestre em estudos brasileiros pela Universidade de São Paulo (2022), com pesquisa financiada pela Fapesp.
Objetivo:
O curso pretende discutir as independências do Brasil sob diferentes perspectivas de análise historiográfica a partir das coleções do Museu Paulista, conhecido como Museu do Ipiranga, desde sua fundação até os dias atuais, com a reinauguração do edifício monumento em setembro de 2022. Serão discutidas as encomendas de quadros relacionados ao passado de São Paulo e ao processo de independência, a circulação dessas imagens e sua transformação em referenciais para a História do Brasil; a participação feminina nas lutas de independências e suas representações visuais, e as transformações da composição do acervo e das práticas de curadoria no Museu ao longo dos anos. Será ainda realizada uma visita à exposição “Memórias e comemorações da independência em Itu”, em cartaz no Centro de Estudos do Museu Republicano Convenção de Itu – USP.
Serviços:
Número de vagas: 100 vagas. Sorteio pelo sistema Apolo-USP
Inscrições: entre 5 e 20 outubro de 2022, pelo sistema Apolo-USP
Local do curso: Centro de Estudos do Museu Republicano Convenção de Itu, Rua Barãode Itaim, 140, Centro – Itu
Datas: 22 e 29 de outubro de 2022
Carga horária: 10 horas (8horas/aula e 2h de leituras dirigidas)
Avaliação: Serão fornecidos certificados para os alunos que tiverem mais de 75% de frequência.
Curso Gratuito
Descrição:
Dia 22/10 – das 13h30 às 15h30 – Aula 1
Apresentação do curso – Profa. Dra. Maria Aparecida de Menezes Borrego
A “galeria de homens ilustres”: imaginar a Independência no Museu (e além!) – Prof. Me. Eduardo Polidori
Nessa aula, os participantes serão apresentados à "galeria de homens ilustres" criada no Museu do Ipiranga no início do século 20, de que faziam parte seis retratos realizados pelo
pintor Benedito Calixto (1853-1927). As pinturas serão examinadas individualmente e enquanto conjunto, sendo explicitados os sentidos dados a elas nas exposições elaboradas por Hermann von Ihering e por Afonso Taunay, antigos diretores do Museu. Pretende-se demonstrar também como suas imagens circularam e se tornaram referências visuais importantes para a imaginação da História no Brasil, ao longo das últimas décadas.
Dia 22/10 – das 16h às 18h – Aula 2
O Sequestro da Independência em tempos de Centenário: o Museu Paulista e a fabricação da história em 1922 – Prof. Dr. Carlos Lima Junior
A proposta da aula é problematizar a efeméride do Centenário da Independência em 1922 e a remodelação do Museu Paulista idealizada pelo seu diretor Afonso d'Escragnolle Taunay.
Partindo das pinturas destinadas ao Salão de Honra encomendadas por Taunay ao artista Oscar Pereira da Silva, tem-se por objetivo discutir como a fabricação desses quadros estavam atrelados ao anseio de destacar a atuação dos homens paulistas, ao lado de Pedro I, no processo de Independência do Brasil.
Dia 29/10 – das 13h30 às 15h30 – Aula 3
“Para que faça a posteridade o devido conceito das brasileiras”: cultura visual e relações de gênero na memória da Independência do Brasil – Prof. Me. Nathan Gomes
O objetivo da aula é refletir sobre a presença no imaginário nacional das mulheres que participaram do processo de Independência do Brasil. Nesse intuito, discutiremos os processos de produção e circulação das imagens em que figuram as combatentes da Guerra de Independência na Bahia Maria Quitéria de Jesus e Maria Felipa de Oliveira, a "freira- mártir" Joana Angélica de Jesus e a imperatriz D. Leopoldina de Habsburgo. Com isso, pretende-se pôr em relevo as diferentes dinâmicas que levaram à consagração dessas heroínas por meio das suas representações visuais.
Dia 29/10 – das 16h às 18h – Aula 4
As várias faces do Museu Paulista – Prof. Dr. Marcelo Cardoso de Paiva
Das ciências naturais à pesquisa histórica, das obras de arte às coleções etnográficas, da Independência do Brasil ao cotidiano, a história do Museu Paulista é tão complexa quanto o seu acervo. A partir da história das coleções do Museu Paulista, o objetivo dessa aula é revelar e problematizar o papel desempenhado por este que é um dos museus mais antigos do país. Para muito além das celebrações da proclamação da Independência do Brasil, a ideia é pôr em questão outras possibilidades de representações da história do Brasil e da sociedade paulista a partir das coleções e exposições do Museu Paulista hoje, Avaliação do curso
Sistemática de Comunicação:
A seleção dos alunos será feita por meio do processo de sorteio digital do Sistema Apolo. O curso será presencial.
Recursos de Instrução:
Serão utilizados acervos digitalizados do Museu Paulista/USP, materiais fornecidos pelos ministrantes e bibliografia sugerida.
Bibliografia Geral:
ALVES, Ana Maria de Alencar. O Ipiranga apropriado: ciência, política e poder: O Museu Paulista, 1893-1922. São Paulo: Humanitas, 2001.
ALVES, Caleb Faria. Benedito Calixto e a construção do imaginário republicano. Bauru: EDUSC, 2003.
BREFE, Ana Cláudia Fonseca. O Museu Paulista: Affonso d'Escragnolle Taunay e a memória nacional. São Paulo: UNESP/ Museu Paulista da USP/ Imprensa Oficial, 2005.
FRANÇOZO, M. O Museu Paulista e a história da antropologia no Brasil entre 1946 e 1956. Revista de Antropologia, [S. l.], v. 48, n. 2, p. 585-612, 2005. DOI: 10.1590/S0034 77012005000200006. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ra/article/view/27219. Acesso em: 27 set. 2022.
GOMES, Nathan. Teatro da memória, teatro da guerra: Maria Quitéria de Jesus na formação do imaginário nacional (1823-1979). 2022. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Instituto de Estudos Brasileiros, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022.
LIMA JUNIOR, Carlos; SCHWARCZ, Lilia; STUMPF, Lúcia. O Sequestro da Independência. Uma história da construção do mito do Sete de Setembro. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.
LYRA, Maria de Lourdes Viana. A atuação da mulher na cena pública: diversidade de atores e de manifestações políticas no Brasil imperial. Almanack Braziliense, São Paulo, n. 3, pp. 105-122, maio 2006.
MARINS, Paulo César Garcez. O museu da paz: sobre a pintura histórica no Museu Paulista durante a gestão de Taunay. In OLIVEIRA, Cecília Helena de Salles (Org.) O Museu Paulista e a gestão de Afonso Taunay: escrita da história e historiografia, séculos XIX e XX. 1ed. São Paulo: Museu Paulista da USP, 2017.
MENESES, U. T. B. de. Do teatro da memória ao laboratório da História: a exposição museológica e o conhecimento histórico. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 9-42, 1994. DOI: 10.1590/S0101-47141994000100002. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/5289. Acesso em: 27 set. 2022.
NOCHLIN, Linda. The myth of woman warrior. In: Representing women. New York: Thames and Hudson, 1999.
OLIVEIRA, Eduardo Polidori Villa Nova de. “Fundação de São Vicente”, de Benedito Calixto: composição, musealização e apropriação (1900-1932). Dissertação (Mestrado em Museologia), Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.
PRADO, Maria Ligia Coelho. A participação das mulheres nas lutas por Independência na América Latina. In: América Latina no século XIX: tramas, telas, textos. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo; BAURU: Editora da Universidade do Sagrado Coração, 1999.
VIEIRA, L. da S. A aquisição de acervo no Museu Paulista (1990-2015). Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, [S. l.], v. 28, p. 1-45, 2020. DOI: 10.1590/1982- 02672020v28e21. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/164973. Acesso em: 27 set. 2022.