Exposição: “Memórias e comemorações da Independência em Itu”

A exposição “Memórias e comemorações da Independência em Itu” está sendo construída em conjunto com o Museu da Música – Itu e o Museu da Energia. Além de inúmeros objetos do centenário (1922) e sesquicentenário (1972) da independência, eventos de toda a natureza envolveram as respectivas comemorações, como no caso das apresentações do coral “Vozes de Itu” em 1972.
Na época, o grupo realizou três apresentações no estado de São Paulo. Em Itu, o grupo cantou o Hino da Independência e participou de uma missa, realizou concertos e inaugurações de duas escolas. Em São Roque, o coral fez um concerto no dia 7 de setembro, ponto alto das celebrações na cidade. Em São Paulo, o “Vozes” se apresentou com outros coros no Teatro Municipal. Com exceção desta última, as apresentações foram regidas pelo Maestro Walter Maluf.
Coral “Vozes de Itu”, em 1972 – Foto: Acervo/Museu da Música – Itu
Conheça mais a importância desse célebre grupo para a história de Itu! Além de imagens, programas de concerto e notícias, a exposição contará com duas gravações inéditas do coral do período citado. Será no Centro de Estudos, na rua Barão de Itaim, 140, a partir do dia 24 de setembro.
É necessária a apresentação do comprovante de vacinação contra Covid-19 para ingressar no prédio. Baixe sua versão em pdf no aplicativo ConecteSUS (disponível no PlayStore e AppStore) e mantenha seu comprovante sempre com você! Aguardamos sua visita!