“Edgard Carone e Antonio Candido: amizade registrada nos livros” – Exposição virtual

Edgard Carone e Antonio Candido em seminário acadêmico – Foto: Acervo USP Imagens/Jornal da USP

A biblioteca pessoal do historiador e bibliófilo Edgard Carone (1923-2003), pertencente ao acervo do Museu Republicano de Itu/USP, possui inúmeras obras com dedicatórias ao seu célebre criador. Um dos autores que mais se destacam na produção de tais homenagens é o professor e crítico literário Antonio Candido de Mello e Souza (1918-2017), com quem Carone nutriu uma amizade de mais de meio século.

Foram levantadas pela Biblioteca do Museu mais de uma dezena de dedicatórias de Antonio Candido a Edgard Carone e sua esposa Flávia de Barros Carone. Os três desenvolveram importante carreira na USP, sendo Edgard ligado ao Departamento de História, Flávia ao Departamento de Linguística e Candido ao Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada – que ajudou a criar –, todos pertencentes à Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/USP).

Painel exibido na exposição presencial (2018-2019)

Dentre as parcerias realizadas entre Candido e Carone, podemos citar: a colaboração de ambos no Suplemento Literário de O Estado de São Paulo, entre os anos 1950 e 1960; a participação de Candido na comissão de seleção de textos da revista cultural Paralelos, dirigida por Carone durante os anos de 1946 e 1947; e a estadia de Candido, entre os anos de 1948 a 1954 (com intervalos), na Fazenda Bela Aliança, de propriedade de Carone, situada em Bofete (SP). A fazenda foi o principal local de coleta de material para a tese de doutorado de Candido, defendida em 1954, que mais tarde tornar-se-ia o clássico Os parceiros do Rio Bonito, no qual o autor realiza notável estudo sobre a vida social dos habitantes do interior paulista e cuja primeira edição veio a lume dez anos depois, em 1964.

GALERIA DE IMAGENS

Pode-se ainda acrescentar o prefácio de Candido ao livro Memória da Fazenda Bela Aliança (1991), onde, como o próprio título sugere, Carone relata sua experiência como fazendeiro, porém, vai mais adiante ao realizar “uma obra de memória histórica, descrevendo com rara felicidade a história de uma fazenda de café no interior do Estado de São Paulo” (contracapa da obra).

Reproduzimos nesta exposição virtual as capas e respectivas dedicatórias de Candido a Carone, além de exemplares de publicações importantes como as revistas Clima – na qual Candido participou ativamente – e Paralelos e o memorial de Candido para o concurso de professor titular de Teoria Literária e Literatura Comparada na FFLCH/USP, datado de 1974. E reforçamos o convite, para quem quiser saber mais sobre a vida e obra dos dois autores, agendar consulta à biblioteca através do e-mail biblmrci@usp.br.

Painel exibido na exposição presencial (2018-2019)

Este acervo foi exposto ao público pela primeira vez de setembro de 2018 a setembro de 2019 no Centro de Estudos do Museu Republicano (Casa do Barão), como parte da exposição Antonio Candido na Coleção Edgard Carone.

Texto e curadoria: José Renato Margarido Galvão – Biblioteca do Museu Republicano de Itu/USP – agosto/2022.