Museu Republicano oferece a professores curso baseado nos sites educativos da instituição

.

A partir do final de agosto, o Museu Republicano de Itu vai oferecer o curso “Sites educativos e coleções do Museu Republicano”, dirigido especialmente para professores do ensino público e privado.

Nas quatros aulas (dias 20 e 27 de agosto e 3 e 10 de outubro, das 10h às 16h),  realizadas no Centro de Estudos do Museu Republicano, serão abordados os sites educativos produzidos nos últimos dois anos pela instituição.

“Vamos apresentar o conteúdo e as atividades educativas de cada site, propondo planos de aula e projetos juntos aos educadores que envolvam os estudantes”, explica Aline Zanetta, educadora do Museu Republicano.

Entre os sites que serão explorados durante todo o curso estão: “Cardápios e Banquetes do acervo Washington Luís – MRI”e “Viagens fluviais: homens e canoas na rota das monções”.

Após a conclusão das aulas, os professores  serão desafiados a desenvolver um plano de aula envolvendo título. habilidade objetivo, metodologia, desenvolvimento e avaliação.

Realizado em parceria com a Diretoria de Ensino Região de Itu, a inscrição para o curso poderá ser feita do dia 4 a 18 de agosto por meio eletrônico. link de inscrição: https://forms.gle/HUgjXKxgepvB5urd7

Oferecidos nessa ação conjunta desde 2016, os cursos têm como objetivo desenvolver o conceito de patrimônio cultural de forma multidisciplinar e participativa nas unidades escolares.

Abaixo, confira a programação completa do curso:

20/08/2022 – Aula 1: Coleção Digital de jornais ituanos dos séculos 19 e 20

27/08/2022 – Aula 2 – Site Educativo: Viagens fluviais em exposições

03/09/2022 – Aula 3 – Site Educativo Almeida Júnior no acervo do Museu Republicano

10/09/2022 – Aula 4 – Site Educativo Cardápios e Banquetes do acervo Washington Luís – MRI

Entre 11 a 24 de setembro – Período de realização e entrega do plano de aula de forma online sob orientação do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino de Itu.

Para dúvidas ou mais informações a respeito do novo curso, os interessados podem enviar mensagens para o e-mail edu.mrci@usp.br ou entrar em contato por telefone (11 – 4023-0240, menu 3).

No ato de inscrição, o interessado deverá anexar o comprovante de vacinação e durante as aulas será obrigatório o uso de máscaras. As vagas são limitadas: 80 participantes.