
.
No dia 16/07, a Orquestra Ituana de Viola Caipira realizou um ensaio aberto ao público no Centro de Estudos do Museu Republicano de Itu. A Orquestra Ituana tem formação com diferentes afinações, outro diferencial é o fato de não utilizarem nenhum equipamento de sonorização, realizando apresentações em ambientes fechados em que a acústica favorece as vibrações sonoras que as violas produzem. A música é executada diretamente dos instrumentos e das vozes. Instituída pela Prefeitura de Itu através do decreto 2527/16, a Orquestra Ituana iniciou suas atividades em caráter experimental em outubro/2011, efetivando-se no início de 2013.
.

.
Na ocasião, tivemos também o lançamento do livro “Sonoridades caipiras na cidade: A produção de Cornélio Pires (1929-1930)”. De autoria do Prof. Dr. Elton Bruno Ferreira, o livro é resultado de sua pesquisa de doutorado sobre a cultura caipira em contraste com o crescimento urbano nas primeiras décadas do século 20. Nesse período, o jornalista, escritor, folclorista, empresário e ativista cultural Cornélio Pires levou para São Paulo violeiros caipiras que gravaram em disco as primeiras modas de viola, em 1929.
.

.

Centro de Estudos do Museu Republicano de Itu, (Rua Barão de Itaim, 140), lembre-se: são necessários o uso de máscara e a apresentação do comprovante de vacinação contra Covid-19 para ingressar nas dependências da instituição. Caso não possa trazer o comprovante impresso, baixe a versão em pdf no aplicativo ConecteSUS (disponível no PlayStore e AppStore).