Live: “Patrimônio e documentação digital”

Na 20ª Semana Nacional dos Museus, o Museu Republicano Convenção de Itu, extensão do Museu Paulista da USP, promove a live Patrimônio e documentação digital, apresentando ao público os trabalhos realizados e em andamento pela equipe multidisciplinar de arquitetos, engenheiros e historiadores que integra o projeto “Protocolo integrado para documentação HBIM (Heritage Building Information Modeling) e desenvolvimento de um Gêmeo Digital para gestão, conservação e divulgação do edifício do Museu Republicano Convenção de Itu”, coordenado pela Profa. Dra. Rosaria Ono, diretora do Museu Paulista. Este projeto foi contemplado no edital de Projetos Integrados de Pesquisa em Áreas Estratégicas (PIPAE) – 2021, por iniciativa da pró-reitoria de pesquisa da Universidade de São Paulo.
A live ocorrerá na quarta-feira, dia 18 de maio de 2022, 19h às 20h, no canal do YouTube do Museu Republicano de Itu, que pode ser acessado pelo link: bit.ly/livepatrimoniomrci
Serão apresentadas tecnologias aplicadas à preservação e à conservação do patrimônio edificado por meio do processo de criação de modelos virtuais da construção do Museu Republicano de Itu.
Os participantes poderão enviar perguntas durante a sessão, que serão respondidas ao final.
A live conta com a participação da Profa. Dra. Maria Aparecida de Menezes Borrego, docente do Museu Paulista e supervisora técnico-científica do Museu Republicano, do Prof. Dr. Márcio Minto Fabrício, docente do Instituto de Arquitetura e Urbanismo – USP e vice-coordenador do projeto, e da Dra. Maisa Fonseca de Almeida, pós-doutoranda no IAU-USP.