Exposição “Música e República em Itu – a atuação dos irmãos Lobo”

Elias Álvares Lobo (1834 – 1901)- Foto: Wikipédia/Arte MRCI

Os músicos ituanos se destacaram na arte e na vida política do país

O Museu Republicano de Itu e o Museu da Música de Itu, em parceria, realizarão a exposição “Música e República em Itu –  a atuação dos irmãos Lobo”, em comemoração à Semana da Convenção,  Irmãos Lobo são músicos ituanos que, além da arte, se destacaram na história política do país. O maestro Elias Lobo (1834-1901) e seus irmãos José e Francisco participaram, 18 de abril de 1873, da “Convenção de Itu”.

Abertura da Exposição: (Esq. p/ dir.) Professora Rosaria Ono (Diretora do Museu Paulista),  Professora Maria Aparecida de Menezes Borrego (supervisora técnico-científica/Museu Republicano “Convenção de Itu”) e Marcelo Lobo, bisneto do maestro Elias Lobo – Foto: Priscila Nery/MP

A Palestra “Os Lobos músicos na Convenção de Itu”, proferida pelo Prof. Me. Luís Roberto de Francisco, com a iniciativa da Academia Ituana de Letras, será no Auditório.

A exposição contará com acervos da família Lobo, reproduções do Hino Republicano e de partituras de óperas, modinhas e lundus compostas pelo maestro Elias Lobo. O público também poderá conferir detalhes na reprodução do piano Hertz, de fabricação francesa, que pertenceu ao maestro, instrumento em que compôs parte de sua obra musical, lecionou para jovens da elite campineira e paulistana e para seus filhos.

Prof. Me. Luís Roberto de Francisco, curador do Museu da Música – Itu – Foto: Priscila Nery/MP

“Foi com este piano que Elias Lobo compôs parte de sua obra musical, lecionou para jovens da elite campineira e paulistana e também para os seus filhos”, explicam o Prof. Me. Luís Roberto de Francisco, a Profa. Dra. Maria Aparecida de Menezes Borrego (Supervisora técnico-científica do Museu Republicano) e a Dra. Anicleide Zequini, curadores da exposição.

Em cartaz a partir de  23 de abril a 23 de agosto de 2022, no Centro de Estudos do Museu Republicano de Itu (Rua Barão do Itaim, 140 – Itu), a exibição terá entrada gratuita e ficará aberta para visitação todos os dias, das 10h às 17h.

Abertura da Exposição: Membros da Acadil, Academia Ituana de Letras - Foto: Priscila Nery/MP
Abertura da Exposição: Membros da Acadil, Academia Ituana de Letras – Foto: Priscila Nery/MP

Abertura – No sábado, das 10h às 12h, será realizada no auditório do Centro de Estudos a palestra “Os Lobos músicos na Convenção de Itu”, proferida pelo Prof. Luís Roberto de Francisco, curador do Museu da Música – Itu e membro do corpo e ditorial da Cadernos de Música da mesma instituição.

Apoio: Instituto Cultural de Itu e Academia Ituana de Letras