
O Site educativo traz “Almeida Júnior”, voltado para educadores e estudantes interessados em conhecer as obras do pintor e desenhista ituano José Ferraz de Almeida Júnior (1850-1899), que pertencem ao acervo do Museu Republicano “Convenção de Itu”, extensão do Museu Paulista da Universidade de São Paulo.
Produzido no contexto de pandemia do coronavírus, esse material também torna acessível parte das coleções do museu e das suas exposições, por meio de recursos virtuais.
A partir desse material, o museu é compreendido enquanto laboratório de história a ser analisado e pesquisado por seus visitantes.
José Ferraz de Almeida Júnior nasceu na cidade de Itu, interior paulista, em 1850. Em 1869, ingressou na Academia Imperial de Belas Artes do Rio de Janeiro após receber uma ajuda financeira coordenada pelo pároco da Igreja Matriz de Itu.
Em 1875, já formado, retornou a Itu e instalou seu ateliê. No mesmo ano, foi convidado pelo Imperador D. Pedro II para estudar na Europa. Em 1876, matriculou-se na École National Supérieure des Beaux-Arts de Paris, França.
De volta ao Brasil em 1882, Almeida Júnior instalou seu ateliê em São Paulo, onde passou a pintar quadros históricos e retratos. É considerado o mais importante pintor paulista do século 19, em especial por destacar em suas obras o regionalismo e a cultura caipira. Faleceu na cidade de Piracicaba/SP em 1899.
Neste site, você conhecerá algumas obras do artista Almeida Júnior preservadas no Museu Republicano “Convenção de Itu”.
https://sites.google.com/usp.br/almeidajuniormrci/
Clique para ser direcionado para a página de download da extensão de áudio:
https://sites.google.com/usp.br/almeidajuniormrci/galeria/audiodescri%C3%A7%C3%A3o