Coleção Maria Antonia Luporini Sampaio – exposição Virtual

Maria Antonia em seu trabalho no Museu Republicano em 1966 – Acervo Coleção Maria da Gloria Luporini Sampaio

Maria Antonia Luporini Sampaio nasceu em 22 de agosto de 1916, na cidade de Itu, São Paulo.Filha de Arthur Ferraz Sampaio e Agnela Lima Luporini, concluiu seus estudos no Grupo Escolar Cesário Mota, em 1929. Em 1936, recebeu o diploma de professora pela Escola Normal Livre Nossa Senhora do Patrocínio.

Em 1939, após trabalhar alguns anos no ensino primário, foi convidada pelo então diretor do Museu Paulista, Afonso d´Escragnolle Taunay, para ocupar o cargo de conservadora do Museu Republicano “Convenção de Itu”. O cargo estava vago por ocasião do falecimento de seu pai Arthur, que antes de se tornar conservador trabalhou como guarda do museu.

Em Itu, Maria Antonia foi uma mulher atuante tanto no âmbito educacional quanto religioso. Na Igreja do Bom Jesus, foi membro da Irmandade Filhas de Maria da Imaculada Conceição e fundadora da Congregação Mariana Nossa Senhora do Bom Conselho. Em 1941, fundou em conjunto com os padres jesuítas da Igreja do Bom Jesus a Escola Operária Santo Ignácio, que foi dedicada à educação e assistência a mulheres operárias, domésticas e comerciantes, onde Maria Antonia ministrava aulas noturnas de alfabetização.

A exposição “Maria Antonia: uma vida, muitas histórias” foi realizada em homenagem ao centenário de seu nascimento. Quando foi inaugurada em 2016, ela se espalhou pelas salas do Museu Republicano, onde Maria Antonia trabalhou até 1975, cuidando do acervo, atendendo ao público, zelando pelo edifício e pela instituição.

Exposição no Museu Repulicano de Itu – Foto: Acervo

Maria Antonia e alunos do Lar Escola Santo Inácio nas dependências da Igreja Nossa Senhora da Candelária de Itu, SP – Acervo: Coleção Lar Escola Santo Inácio

Lar Santo Inácio: uma escola operaria

Grupo de professoras e alunas do Lar Escola Santo Inácio, em 1969. Maria Antonia é a terceira, da esquerda para a direita, que está em pé. Acervo Coleção Lar e Escola Santo Inácio

Em 1943, foi fundada a Escola Operária Santo Inácio, nas dependências de um antigo sobrado da Rua Paula e Souza. A origem desta Escola deve-se à ação assistencial da Igreja Bom Jesus, junto às operárias das fábricas de tecidos São Luis e São Pedro.

Nas primeiras décadas foi dirigida por Maria Antonia Luporine Sampaio, também conservadora do Museu Republicano, e ofereciam cursos de corte costuras, economia doméstica, alfabetização entre outros.

Em 1957, a escola passou a funcionar em um novo edifício, com o nome de “Lar Escola Santo Inácio e, em 1963, a Secretaria de Educação aprovou o funcionamento de cursos gratuitos de pré – primário.

Atualmente  é uma escola Municipal de Educação infantil EMEI cuja patronesse é a Profa. Maria Antonia Luporini Sampaio.

Curadoria: Anicleide Zequini

Arthur Ferraz Sampaio, Pai de Maria Antonia, trabalhou no Museu Republicano entre os anos de 1931 e 1939.
Maria Antonia, da esquerda para direita, a terceira sentada na segunda fileira, como membro da Irmandade Filhas de Maria Imaculada Conceição da Igreja do Bom Jesus de Itu, em 1937. Acervo Coleção Maria da Glória Luporini Sampaio.
Congregação Mariana Nossa Senhora do Bom Conselho da Igreja do Bom Jesus de Itú, onde Maria Antonia foi Presidente. Acervo Coleção Maria da Gloria Luporini Sampaio.
Maria Antonia e alunos do Lar Escola Santo Inácio nas dependências da Igreja Nossa Senhora da Candelária de Itu, s/d. Acervo Coleção Lar Escola Santo Inácio.
Maria Antonia Luporini Sampaio em suas atividades no Museu Republicano, em 1966. Exerceu o cargo de conservadora no museu entre os anos 1939 e 1974.