Desde 2015 o Museu Republicano vem desenvolvendo um grande projeto dedicado a ampliar o acesso de seu acervo e exposições junto ao público. Na próxima quarta-feira, 16 de maio, irá inaugurar um conjunto de recursos acessíveis que permitem que mais pessoas possam fruir os conteúdos que a instituição desenvolve. Será possível, por exemplo, agendar visitas com utilização de audioguias, em inglês e português, que descrevem aos visitantes a exposição do local.
Outro recurso importante que o museu estará apresentando no evento são os objetos táteis e a réplica da fachada de seu edifício e azulejos, que poderão ser apreciados pelo toque das mãos, de forma que mais pessoas possam usufruir e conhecer as exposições e a história do museu.
Os recursos foram adquiridos por meio de projetos fomentados pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP, pela Fundação USP e pelo Santander, entre 2015 e 2018. Projeto multidisciplinar sob coordenação da supervisora do Museu Republicano, Maria Aparecida de Menezes Borrego, foi desenvolvido pelo Serviço Educativo do Museu Republicano e envolveu as equipes de informática, conservação, comunicação visual, administração e segurança da instituição. Contou também com consultorias da Fundação Dorina Nowill e da Escola de Cegos Santa Luzia de Itu.
No dia da inauguração, acontecerá a apresentação de música da Banda Clareou, composta por músicos deficientes visuais e funcionários da AIADV Escola de Cegos Santa Luzia, coordenada pelo professor de música Cadú Scalet.
* As visitas com audioguias, em português e em inglês, serão disponibilizados para uso de grupos de segunda à sexta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 17h, com agendamento prévio junto ao Serviço Educativo.
Serviço Local: Museu Republicano de Itu/USP. Endereço: Rua Barão de Itaim, 67, Centro, Itu/SP. Horário: 10h30 Sem necessidade de inscrição prévia. Informações: (11) 4023-0240, menu 3, Setor Educativo