Museu Republicano Convenção de Itu, 100 anos de abertura ao público e 150 anos da Convenção de Itu

Para celebrarmos, será publicada uma série de conteúdos especiais de nosso acervo.
Em 2013, o Museu Republicano recebeu de doação duas garrafas com rótulos antigos da empresa de refrigerantes Convenção de Itu.
O refrigerante Convenção é popular em todo o país, em especial pelo sabor inconfundível da Frutaína na garrafa de vidro. A marca foi batizada em homenagem a Convenção de Itu de 1873, sendo responsável por iniciar o movimento republicano no país, contribuindo para o fim do império em 1889.
E em 1951, a empresa foi fundada pelo Sr. Victorio Guitti e seus filhos. Na época, alguns rótulos do refrigerante circulavam com a fachada do Museu, como no exemplo do segundo card deste post!
Rótulos do Refrigerante Convenção com imagens do Edifício Histórico do Museu Republicano de Itu, data desconhecida – Acervo: MRI/MP/USP

Venha conhecer mais um pouco sobre a história da Convenção! Por conta das adequações às normas de segurança, o Edifício Histórico permanece fechado.
Mas nosso Centro de Estudos, na rua Barão de Itaim, 140, está com duas exposições em cartaz: “Itu e a Revolução de 32”, sobre a Revolução Constitucionalista de 1932, e “Memórias e comemorações da Independência em Itu”, que aborda as representações ao longo dos anos sobre a independência do Brasil.
Edição: Priscila Nery