Museu Republicano de Itu convida para abertura da exposição “Tarsila depois de Tarsila”

Retrato de Jesuíno Pinto Bandeira Sobrinho por Tarsila do Amaral

Museu Republicano e Tarsila do Amaral

Telas pintadas por Tarsila do Amaral (1886-1973), entre os anos 1930 e 1940, estarão em exposição no Museu Republicano de Itu, a partir do dia 4 de julho.
As obras são os retratos de homens que atuaram no cenário político e religioso do passado brasileiro, com destaque para participantes da “Convenção de Itu”, que foram encomendados pelo então diretor do Museu Paulista, Afonso Taunay.
Entre as obras que serão expostas em “Tarsila depois de Tarsila”, cinco são ampliações à óleo de imagens fotográficas dos convencionais de Itu, garimpadas junto a seus familiares. Ou seja, nestas telas os traços estilísticos característicos da pintora são quase imperceptíveis. “Importante notar que, mais do que a individualidade da artista, o que está em jogo são as condições estabelecidas pelo comitente”, explica a curadora da exposição, Profa. Dra. Ana Paula Cavalcanti Simioni.
Venha prestigiar!
📅 Data: 4 de julho de 2024 a 30 de junho de 2025
⏰ Funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 17h
🎫 Ingresso: gratuito
📍 Local: Museu Republicano de Itu (Rua Barão de Itaim, 67, Centro/Itu)
Para mais informações, envie um e-mail para o Serviço Educativo edu.mrci@usp.br ou entre em contato por telefone (11) 4023-0240, ramal 3.