Começou a #MuseumWeek2024

Começou a #MuseumWeek2024!
O Museu Republicano integra-se ao evento global #MuseumWeek que, neste ano, aborda a relação vital entre o nosso ambiente e as narrativas culturais com o tema “Natureza e Cultura”. Teremos 7 dias consecutivos com posts diferentes baseados nas hashtags propostas pelo evento.
Em razão ao tema de abertura #BastidoresMW, que sugere destacar o que acontece nos museus longe do olhar do público, apresentamos o cuidadoso processo de higienização e tratamento de molduras das telas da exposição “Jonas de Barros, artista ituano”, inaugurada em fevereiro de 2024 no Museu Republicano.
A equipe de conservação e manutenção da instituição, representada na capa desse carrossel pelo servidor Cristiano Monteiro, levou cerca de dois meses para restaurar partes das estruturas das molduras deterioradas pela ação de insetos xilófagos, e realizar o douramento e o envelhecimento da madeira.
O resultado desse trabalho pode ser prestigiado na exposição que segue em cartaz até setembro deste ano. Venham nos visitar!
Informações: edu.mrci@usp.br, com o Serviço Educativo.
Fotos: Arquivo MRI/MP-USP
Edição:  Priscila Nery